Quando John Peel era vivo, uma das frases mais conhecidas dele era algo como : “Me tragam algo que eu nunca ouvi antes!”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E então chegou um EP para mim, de um figura chamado Leopoldo Vaz Eustáquio. Nunca tinha ouvido antes e tive uma grata surpresa logo nos primeiros acordes. Não sei se estou falando uma grande besteira, mas percebi logo de cara algumas influências: Ave Sangria, Secos & Molhados, João Bosco e alguma coisa mais para a psicodelia e um pouco de progressivo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Logo na primeira faixa, “Na Estação do Abrigo”, eu tenho uma referência muitíssimo forte, talvez não intencionada pelo Leo, de uma banda chilena chamada “Los Jaivas”. Essa faixa de abertura dá o tom que o disco deverá seguir daqui em diante. A linha de baixo na introdução quase que me deixa hipnotizado e que se confirma na entrada do violão. Gosto! Gostei!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já na segunda faixa, “Em Fim de Festivais” com ajuda de Emily Caroline fazendo o bg e segunda voz junto com Leopoldo, deixa a música com um ar bastante exotérico, confirmada com a entrada da percussão. Fiquei com uma sensação boa e estranha ao mesmo tempo, subitamente cortada no fim da faixa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A terceira faixa, “Dança de Gigantes”, é uma delícia de ouvir. Voz e violão, novamente com ajuda da Emily. Fiquei curioso quanto ao líquido azul ao qual o personagem foi convidado a beber. Me parece que a viagem estava garantida. Esta talvez seja a faixa que mais agradou meus ouvidos, mas ainda não ouvi a quarta.
Na quarta, faixa, “Não Há”, o tom hipnótico ainda está por ali. O final é um pouco apoteótico quando recebe efeitos de fogos e a melodia cresce até chegar ao seu fim de fato.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Confesso que me surpreendo ao ouvir sons novos. A gente nunca sabe o que está por vir. Ouvi de ponta a ponta umas quatro vezes para poder entender tudo. O tom psicodélico e hipnótico do disco é presente em quase todas as canções desse trabalho. Leopoldo tem um bom caminho a desbravar pela frente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Leopoldo, não sei da tua história e não conheço trabalhos anteriores a este. Meu toque para você é o seguinte: mantenha-se no trilho que você ainda vai chegar onde quer. Será preciso um pouco de paciência e um objetivo muito claro na tua carreira que para mim, se mostra promissora!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Boa sorte pra você!
Fotos: Divulgação / Instagram